9 de março de 2015

O que significa ter o nome no Livro da Vida?


O "Livro da Vida" é mencionado várias vezes na Bíblia (veja Filipenses 4:3; Apocalipse 3:5; 13:8; 17:8; 20:12,15; 21:27). Paulo disse que as pessoas que cooperavam com ele no evangelho tinham seus nomes escritos no Livro da Vida (Filipenses 4:3). Jesus disse que os nomes dos vencedores que se mantêm puros não seriam apagados deste livro (Apocalipse 3:5). Em contraste, os que rejeitam a palavra de Deus e servem falsos mestres não têm seus nomes escritos no Livro da Vida (Apocalipse 13:7-8; 17:8).No julgamento descrito em Apocalipse 20:11-15, esses são condenados ao lago de fogo. Por outro lado, na cidade iluminada pela glória de Deus, somente entram aqueles cujos nomes são inscritos no Livro da Vida (Apocalipse 21:27).
Outras passagens não falam especificamente do Livro da Vida, mas claramente mostram a mesma idéia. Hebreus 12:22-24 descreve o povo de Deus como a "igreja dos primogênitos arrolados nos céus". Assim, os servos de Deus têm sua pátria nos céus (Filipenses 3:20).
Não devemos imaginar que Deus precisa, literalmente, de um livro para escrever ou apagar os nomes de pessoas. Deus sustenta as aves do céu, e certamente cuida de cada um de seus servos (Mateus 6:26). Jesus, o bom pastor, conhece suas ovelhas por nome (João 10:1-15, especialmente versículo 14).
A figura de um livro serve para comunicar para cada pessoa a importância de seguir ao Senhor nesta vida. Deus é a fonte da vida, e ele mantém a lista das pessoas que continuarão vivas. Aqui, devemos observar dois fatos importantes:
1. Deus julga todos na sua justiça. Muitos procuram maneiras de negar a justiça de Deus e seu direito de nos julgar. Mas ele é o nosso Criador. Ele nos revelou a sua vontade, e ele nos julgará por ela. Jesus disse: "A própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia" (João 12:48). O julgamento dele não é arbitrário ou segundo capricho. Ele nos julga retamente, "para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo" (2 Coríntios 5:10).
2. A vida está em Cristo. Jesus proclamou a palavra de Deus, que nos julgará, e afirmou: "E sei que o seu mandamento é a vida eterna" (João 12:50). Deus "ressuscita e vivifica os mortos" (João 5:21) através de Jesus, que é "a ressurreição e a vida" (João 11:25).

Quando servimos a Jesus, temos a confiança da vida eterna, porque ele é o caminho, a verdade e a vida, e o único acesso ao Pai e à vida eterna (João 14:6; Atos 4:12). Se continuarmos fiéis a ele, temos a certeza que os nossos nomes serão encontrados no Livro da Vida!

Como crescer espiritualmente?


Estudando e aplicando a palavra de Deus, assim como comemos e exercitamos nosso corpo para crescermos.
"Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação" (1 Pedro 2:2). A comida é essencial para o crescimento de todos os seres vivos. Para alimentar o espírito do homem exige-se estudo e meditação da palavra de Deus. Há várias coisas a serem lembradas sobre uma alimentação correta. 1. Alimentação- deve acontecer regularmente. Geralmente, pode-se ficar com "fome" após apenas algumas horas sem comer. E nós? Nos alimentamos diariamente com as palavras de Deus? 2. Toda pessoa deveria ter uma alimentação equilibrada. Alimentando-se somente de cereais e de nenhum legume, não haverá bom crescimento do homem. Devemos estudar todas as partes da palavra de Deus. 3. É bom ficar atento aos aditivos; estes são muitas vezes prejudiciais à saúde. Paulo pregou as puras palavras de Deus sem as alterar (2 Coríntios 4:2). As observações feitas por vários homens nas Escrituras podem vir a ser de grande ajuda. Não devemos nos deixar ser levados pelos ensinamentos do homem e sim pelas palavras de Deus.
O exercício é outro componente vital para o crescimento (Hebreus 5:12-14). O exercício em si envolve o uso da comida que ingerimos; espiritualmente, aplicamos os ensinamentos de Deus em nossas vidas. Por exemplo, lemos que devemos viver sensata, justa e piedosamente (Tito 2:12); precisamos, então, nos comportar desta forma. Devemos permitir que o aprendizado de nossos estudos, mude nossas vidas.
Nosso objetivo no crescimento está manifestado em 2 Coríntios 3:18 o de ser transformado na imagem de Cristo. Este é um grandioso objetivo. Que cresçamos nesta direção!

O Guarda Alerta a Cidade



No auge da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, usando a melhor tecnologia da época, os norte-americanos criaram um sistema conhecido pela sigla DEW Line, ou pelo nome extenso de Distant Early Warning Line (Linha Distante de Alerta Precoce). Durante a segunda metade do século 20, esse sistema, baseado em radares instalados no Canadá, Alasca e Groenlândia, existia para alertar de antemão sobre a chegada de aviões que poderiam lançar mísseis contra alvos norte-americanos.

Antigamente, aviões e mísseis lançados de outros continentes não faziam parte do cenário de guerras, mas a ideia de se defender com alertas precoces de ataque sempre foi fundamental à defesa. Cidades fortificadas tipicamente tinham suas torres de vigia, onde foram postas sentinelas para avisar da chegada de inimigos.

A conhecida imagem do vigia foi usada várias vezes nas Escrituras para representar os servos que comunicavam a palavra do Senhor aos outros. Esse uso da figura aparece a partir do oitavo século a.C. em textos escritos pelos profetas Isaías (21:8) e Oseias (9:8). A ideia foi empregada em um sentido mais detalhado pelo profeta Ezequiel, no início do sexto século a.C. Deus disse: “Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte” (Ezequiel 3:17).

No resto do capítulo, Deus apresenta para Ezequiel quatro possíveis cenários que ilustram bem a responsabilidade do vigia ou atalaia e que nos ensinam sobre o dever de cada pessoa que tem conhecimento da palavra do Senhor.

1) O vigia não avisa o pecador (Ezequiel 3:18). Todos que persistem na prática do pecado caminham para a perdição (Mateus 7:13-14). Qualquer um que transmite a mensagem das Escrituras deve ser fiel na sua tarefa de avisar sobre as consequências do pecado. No primeiro caso apresentado aqui, Deus fala da consequência se o vigia não cumprir sua obrigação. O pecador seria morto por causa da sua rebeldia, mas o sangue dele seria requerido da mão do vigia negligente.

2) O vigia avisa o pecador (Ezequiel 3:19). No segundo caso, o servo se mostra fiel e alerta o perverso sobre a consequência da sua desobediência. O pecador não se arrepende e continua caminhando para a morte, mas a sentinela não tem manchas de sangue nas suas mãos por ter cumprido seu dever.

3) O vigia não avisa o justo desviado (Ezequiel 3:20). Neste caso, um homem justo que servira a Deus durante toda a sua vida se desvia do caminho, e o atalaia não procura corrigi-lo. Sem o arrependimento, o homem que abandonou o caminho de Deus morre pelos seus pecados, mas Deus requer o seu sangue do guarda que não agiu para salvá-lo.

4) O vigia avisa o justo para que evite o pecado (Ezequiel 3:21). No último caso, o mensageiro de Deus cumpre sua responsabilidade e avisa o justo do perigo de se desviar. O justo acata essa instrução, resiste à tentação e vive. A sentinela fiel agiu para salvar a alma desse justo e se salvou no cumprimento do seu dever.

Dessas instruções de Deus para o profeta Ezequiel aprendemos duas lições principais. Primeiro, percebemos a importância de proclamar com fidelidade a mensagem do Senhor. Falar do pecado e das suas consequências fatais é desagradável e, por esse motivo, muitos que se dizem pregadores do evangelho evitam esses assuntos. Promessas de saúde física e bens materiais são mais fáceis de oferecer do que a verdade sobre a diferença entre a vontade de Deus e a rebeldia de pessoas carnais. Segundo, vemos claramente a escolha do homem. O perverso decide pecar, e tem a opção de não pecar. O justo decide fazer o certo, mas tem a opção de se desviar do caminho da justiça. Cada pessoa é responsável por suas decisões e receberá a justa recompensa por sua resposta à palavra de Deus (2 Tessalonicenses 1:7-10).

“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2 Coríntios 5:10).