5 de agosto de 2015

Como Ser Fiel em Tempos Modernos

Como Ser Fiel em Tempos Modernos


I Tm. 1.11 e I Tm. 1.12

Etimologia da palavra Fidelidade:

- Lealdade constante: .
- Lealdade; probidade.

Retidão ou integridade de caráter

I Timóteo 1:11 e 12 - '11 - Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado. 12 - E dou graças ao que me tem confortado em Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;'

Introdução
Passaremos a tratar do tema que nos foi proposto, “Como ser fiel em temposmodernos”. Analisaremos alguns personagens bíblicos, que marcaram seu tempo através de sua fidelidade. Mesmo vivendo em situações em que tudo era favorável para serem infiéis, permaneceram fiéis.

Em pleno século XXI, em que a fé cristã é atacada todos os dias, como permanecerfiel?

I) José: Gn. Cap. 39

Em primeiro lugar falaremos de José, amado pelo seu pai, invejado pelos seus irmãos, vai para um a terra onde não adorava o Deus de Israel. Mesmo ferido e abandonado pelo desprezo de seus irmãos, isso não foi suficiente para fazê-lo desviar dos seus propósitos. Resistiu ao pecado e permaneceu fiel (ver. 7 a 12).

Em recompensa a sua fidelidade, Deus lhe honrou, e deu lhe oportunidade de governar o Egito, após interpretar os sonhos de Faraó (Gn. 41) provendo para toda aquela nação e para sua própria família, sustento em um período de escassez (Gn.41.38 39,40, 42,46,47,56 e 57). Vale a pena ser fiel.

II) Jó: Cap. 1

No versículo 1, observamos 4 características muito importante na vida de Jó:

A - Sincero :
B - Reto:
C - Temente:
D – Desviava-se do mal:

Em outras palavras, Jó tinha tudo para ser infiel olhando para o lado humano, quando veio sobre ele a provação. É comum, as pessoas tentarem justificar sua infidelidade, alegando a posição diante de Deus provação, entretanto, Jó com todas as características acima, sobrevindas às provações, permaneceu fiel aDeus.

Vejamos perdas que Jó enfrentou, na sua provação:
1) Vida material – Cap. 1 vers. 15, 16,17.
2) Vida familiar – Cap. 1 vers. 19.
3) Vida física – Cap. 2 vers.5, 6,7.

Um exemplo dessa justificativa é Adão e Eva, quando foram infiéis a Deus(Gn.3.9,10,11,12,13). Todos querem ter razão, todavia, a fidelidade está em “lealdade constante” e Jó provou com essa atitude enfrentando obstáculos e permanecendo fiel (Jó. Cap.1 ,20,21,22) e obteve experiências pessoal com Deus(Jó.42, 2,5), vivendo fiel.

O Resultado da fidelidade está e como Deus agiu em favor deste exemplo de servo fiel e prudente, o Senhor restituiu tudo em dobro (Jó. 42,10 a 17).

III) Daniel: Cap.1. Vers.8 e 9.

Daniel, da linhagem real e nobres de Israel, levado cativo para a Babilônia, propôs no coração não se “contaminar”. Daniel entendia com seus amigos que o ambiente moral da Babilônia, era totalmente pagão. Comer ali a comida da Babilônia era infidelidade e beber o vinho servido ao Rei era entorpecer suas mentes.

Então Deus lhes concede: Graça e misericórdia (cap.1,9), oportunidade de provar que suas convicções tinham fundamentos (cap.1,11,12,14). Aprouve Deus lhes abençoar com conhecimento e inteligência ( vers.17).

Cova dos Leões não pode fazer Daniel retroceder (Dn. Cap.6) , fornalha de fogo não pôde abalar a fidelidade de seus companheiros: Ananias, Azarias e Misael(Dn.3,17,18).

Fidelidade a Deus custe o que custar.

IV) Estevão: At.6. 8.

O exemplo da vida de Estevão nos confere grandes lições, de ser fiel e como viver em fidelidade. A capítulo 6, mostra os requisitos para identificar aqueles que podem fazer diferença no mundo da sua época.

Segue requisitos:
A – Boa reputação: Renome ou prestígio
B – Cheio do Espírito Santo - At 1.8 ; At.6.10
C – Sabedoria - Tiago 3.17.

A fidelidade e confiança em Deus e o vigor com que Estevão defendia a Fé, o amor a verdade e sua disposição, denotam que para permanecer fiel é preciso batalhar pela fé que nos foi dada (Jd. Vers.3). No mundo em que vivemos, as pessoas estão valorizando a vida em detrimento a fidelidade a Deus, esquecendo que a vida pertence ao PAI Celestial.

Estevão nos ensina que ser fiel significa além de defender a fé, está pronto pra perder a vida aqui, Jesus já declarava está verdade (Mt.1..24,25), então, o que restava agora, a visão da Glória (At.7.55,56).

Finalmente a pergunta soa no ar: “ Como ser fiel em tempos modernos? “, diante desses exemplos podemos concluir assim:
· Ser fiel é ser Leal a Deus.
· Ser fiel é ser constante na Obra.
· Ser fiel é ser íntegro de caráter.

O tempo moderno nos é um grande desafio de permanecermos leais ao Deuseterno, então, precisamos reassumir compromissos com Deus, reavaliar nosso comportamento diante dos desafios deste tempo.

O desafio está lançado,

Nenhum comentário:

Postar um comentário