15 de junho de 2013

CARO,PORÉM GRATUITO !João 3:3

"Esmola grande até cego desconfia." Ditado que fala da raridade em alguém receber gratuitamente algo de grande valor. Esmola pequena, todo mundo dá. Une o útil e o agradável: alivia a consciência e não faz falta. Mas quando está envolvido um valor que pesa no bolso, a coisa muda de figura. Interesses entram em jogo. "Posso dar,sim.Mas o que vou receber em contrapartida?"
Em príncipio,ninguém dá nada de valor a ninguém.Lavoisier poderia até ser parodiado em seu famoso princípio:*Nesta Vida, nada se dá, nada se recebe, tudo se negocia*.
As grandes doações geralmente têm em vista o abatimento no imposto de renda, à lucrativa amizade dos poderosos e outras intenções,excluindo-se,é claro os propalados gestos humanitários. Más ,tudo bem,cada um faz como o seu dinheiro o que bem entender.
Alguns estão acostumados a usá-lo até para comprar a 'dignididade' e o respeito da sociedade,pois é tem muita coisa à venda por aí.


E é com essa mentalidade formada,que muitos partem para a mais ousada das empreitadas:"Comprar a Própria Salvação".Não sabem ao certo o que essa salvação significa ou a razão da sua necessidade.Mas,isso não é problema,infelismente a vida é muito corrida,não há tempo suficiente para um exame mais profundo sobre o assunto,tempo é dinheiro,o importante é não vacilar e investir nessa área,garantindo logo um lugar no céu "se é que esse lugar existe",como devem pensar uns,e pronto assunto resolvido,afinal de contas,quem paga pode exigir,tem direito,ainda mais quando o pagamento é adiantado.

Ironia?Não, meu amigo,esta é a situação de milhões de pessoas que talvez até inconscientemente,tratam a Salvação como um mero produto de consumo.Chocante? Concordo,mas é a realidade,e é onde entram as esmolas e as doações de caridade.
Certa vez eu assisti o assessor de um rico empresário chamar a sua secretária e manda-la destinar mensalmente,por ordem do chefe,uma soam altíssima para uma entidade filantrópica.Ele comentou,ele faz horrores nos negócios e agora pensa que vai comprar a entrada no céu,dando dinheiro para os pobres.


Não tenho nada contra esmolas e doações,ao contrário,a bíblia recomenda que se ajude os mais necessitados.Os orfanatos,casas de misericórdia e asilos;são instituições de alto valor humano-social e merecem ser ajudados,o problema é o propósito que leva as pessoas a doar.Se fosse a pura e simples compaixão pelo próximo,tudo bem,mas na maioria das vezes,o motivo é egocêntrico,e a doação tem a finalidade de beneficiar a si próprio,ou aliviando a consciência carregada ou dando uma sensação de conquista,por ter feito mais uma boa ação que,somada a outras,lhe dará direito a uma absolvição final.

Infeliz propósito,jamais será alcançado,essa idéia de ganhar a Salvação através de boas obras,de  merecimento próprio, é contrária à bíblia: Basta citar o seguinte:" Porque pela graça sois salvos,mediante a fé,e isto não vem de vós;é dom de Deus;não de obras,para que ninguém se glorie".Efésios 2:8-9.

Além de afirmar textualmente que a Salvação não vem pelas obras,esse trecho ainda diz porque:para que ninguém se glorie!Ninguém vai chegar no céu mostrando orgulhosamente um recibo de boas obras,o homem quer conquistar e dominar tudo,e até que tem conseguido grandes coisas.


Mas existe algo que nenhum homem na face da terra terá o prazer:Afirmar" Eu comprei à minha Salvação".

A Salvação foi adquirida exclusivamente por uma Pessoa,o Senhor Jesus Cristo,e não com dinheiro vil,mas com o Seu Próprio Sangue,de valor infinito,para gozar essa Salvação basta ter fé,crer,aceitar para si o sacrifício de Cristo.Ora,tudo isso é de graça!Não adianta querer desembolsar nada.Todos os bens deste mundo,seja dinheiro,ouro,imóveis,títulos,ações,fazenda,gado,tudo junto,não conseguiria comprar a vida eterna de uma só pessoa.

Imagine um pai presentear o filho com uma bicicleta cara,último modelo,e assistir o menino puxando do bolso uma moeda de cinco centavos e dizer:"Pronto,papai,aqui está o pagamento."
Patético,por parte do garoto,uma mistura de ingratidão,ingenuidade e orgulho;por parte do pai,certamente muita tristeza.

Da próxima vez que você for dar uma pequena esmola,ou uma grande doação,apenas agradeça a Deus pela oportunidade de ser últil a alguém.Mas nunca pense que aquilo vai ajudar a pagar uma salvação que o Senhor Jesus já pagou,e para ser sua,basta somente você recebe-la com arrependimento,humildade e gratidão.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário