16 de maio de 2011

Batismo!

Existe alguma condição para se batizar?

O etíope que estudou com Felipe fez praticamente a mesma pergunta:"Que impede que seja eu batizado?(Atos 8:36).É uma boa pergunta!

Jesus e os apóstolos,ao revelarem a nova aliança,instruiram seus ouvintes sobre vários pré-requisitos que devem ser observados antes do batismo.Vamos considerar alguns trechos que falam a respeito dessas exigências divinas.

Antes de voltar ao céu,Jesus disse aos apóstolos:"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.Quem crer e for batizado será salvo;quem porém,não crer será condenado"(Marcos 16:15-16)Destes versículos apredemos dois pré-requisitos importantes:

Ouvir:Para ser batizada,a pessoa tem de ouvir(entender) a pregação do evangelho.Percebemos,portanto,a importância da pregação da palavra de Cristo(Romanos 10 :14-17).Também aprendemos que somente pessoas capazes de compreender a mensagem do evangelho podem ser batizadas.Uma criança pequena ou outra pessoa incapaz de entender que Jesus morreu por nossos pecados,foi sepultado e se ressuscitou não tem condições de ser batizada.

Crer:Muitos ouvem,mas nem todos aceitam o testemunho dos apóstolos.Temos o privilégio de ler e estudar os relatos bíblicos da vida de Cristo,que"foram registrados para que creais que Jesus é o Cristo,o filho de Deus,e para que crendo,tenhais vida em seu nome"(João 20:31).Esta fé no divino Filho de Deus é essencial para a nossa salvação,como Jesus mesmo disse:"se não credes que Eu Sou,morrereis nos vossos pecados"(João 8 :24).Obviamente,a pessoa que crê em Jesus como Cristo e Senhor abertamente confessará a sua fé(Romanos 10:9-10;Atos8:37).

No dia de Pentecoste;Pedro falou da obediência a Cristo para receber a salvação:Arrependei-vos,e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados,e recebereis o dom do Espírito Santo.(Atos 2:38).Baseado neste versículo,podemos incluir mais um pré-requisito:

Arrepender-se:O arrependimento é a decisão de mudar a nossa direção na vida.Antes de ouvir a palavra de Cristo,o homem serve ao pecado(Efésios 2:1-2,12).Se aceitar a palavra de Deus com um coraçaõ bom (Veja em Lucas 8:11,15),decidirá mudar a sua vida,morrendo para o pecado(Romanos 6:2-3).A decisão de mudar(o arrependimento),se for sincera,terá um efeito na prática.João Batista descreveu este efeito como "Frutos dignos de arrependimento"(Mateus 3:8).Qualquer pessoa que ainda não pecou por exemplo :crianças inocentes,não precisa se arrepender.Uma pessoa ainda incapaz  de tomar as suas próprias  decisões não pode se arrepender,e assim não tem condições de ser batizada.Mas,se ainda não cometeu pecado,continua segura nas mãos de Deus.

O batismo é para aqueles que já pecaram,estes sim,podem ouvir,crer,arrepender-se e ser batizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário